segunda-feira, 10 de maio de 2010

DESAFIOS DE AMPLITUDE MÁXIMA - 3.ª ETAPA

Mais uma etapa do Campeonato DAM e mais uma participação da equipa Basto Team Offroad. Desta feita, no passado sábado, 8 de Maio, deslocámo-nos até à zona Santo Tirso para efectuarmos a navegação na carta militar n.º 98.
A expectativa era muita, tanto mais que se tratava da segunda participação neste Campeonato, a concorrência é muito mais experiente e ainda almejamos a necessária calma tão amiga da concentração neste tipo de provas.
Feita a estratégia de marcação dos 16 waypoints, deliberadamente não quisemos alcançar a maior amplitude para bonificação extra por forma a não “queimar” outros pontos de altitude elevada. Foi um risco, como disse, calculado, que mais tarde se revelou acertado.
Na parte da manhã atacámos os pontos baixos e com alguma serenidade fomos debelando os contratempos de não conseguir atingir alguns locais por limitação de acesso (propriedades privadas e devidamente vedadas). Mesmo assim, ainda conseguimos marcar um ponto num acesso a uma garagem. Situação sui generis que nos garantiu uma curva de nível mais abaixo.
Lá conseguimos levar a bom porto todos estes 8 pontos chegando à Neutralização sem penalização.
De tarde com 2,5 horas de tempo para fazer os altos lá nos lançámos na jornada. Nem todos conseguimos alcançar na cota pretendida, fruto das propriedades e caminhos estreitos mas, paulatinamente, fomos seguindo a estratégia traçada.
A meio da prova, o imprevisto (ou nem tanto) aconteceu. Fruto do perfeccionismo de querer marcar um waipoint mesmo no cume de uma elevação (passo o pleonasmo), já no regresso e devido a marcha à ré mal calculada, ficámos pendurados numa pedra sem qualquer hipótese de saída. Já estávamos resignados a passar o resto do dia a olhar para a paisagem e a tentar chamar por socorro quando, do nada e sem que fosse previsível, lá apareceu um concorrente amigo que, com um pequeno puxão nos colocou outra vez em prova.
Abro aqui um parêntesis para agradecer à equipa Pavimentos Império a prestimosa ajuda. Muito Obrigado!
Daí até ao fim, foi acelerar uma pouco mais pois perdemos cerca de 20 minutos que poderiam comprometer o resto da prova. Acabámos por conseguir marcar todos os restantes 4 pontos e fruto de uma inabalável calma e concentração do navegador Alexandre Campos, chegámos com 5 minutos de avanço face tempo estipulado. Maravilha pois a não penalização é meio caminho andado para uma classificação “jeitosa”.
De realçar o local de chegada ao fim do dia, suficientemente escabroso e escondido para por a cabeça à roda a muitos companheiros de jornada.
De regresso ao ponto de encontro inicial, decorreu o habitual jantar de confraternização com umas sobremesas “típicas” mas não menos gostosas.
Feitas as contas, só soubemos no dia seguinte, que a BTO alcançou o 4.º lugar nesta etapa com 3470 metros de amplitude máxima. Foi bom!
No mês de Junho há mais.

Classificação DAM - 3.ª Etapa

Nenhum comentário:

Postar um comentário