terça-feira, 12 de outubro de 2010

DESAFIOS DE AMPLITUDE MÁXIMA - 6.ª ETAPA

Mais uma etapa do DAM desta feita em terras do Barroso. A carta escolhida foi a n.º 32 (Montalegre) com panorama principal a barragem do Alto Rabagão, mais conhecida por Pisões.
O dia amanheceu cinzento mas depressa abriu mais parecendo o Verão antecipado de S. Martinho.
Após uma hora e meia de projecto previa-se que a prova não seria das mais difíceis e lá saímos à procura das melhores posições.
A equipa Basto Team OffRoad começou mal. Antes da partida o computador ficou sem bateria e o conversor avariou pelo que ficámos meio às escuras. Toca a andar porque o tempo já estava a contar... Com o GPS e a carta lá fomos marcando os pontos mas o andamento era mais reduzido.
De manhã marcámos os pontos como queríamos e à hora de almoço, na Vila de Montalegre, houve tempo para confirmar que não houve grandes enganos.
Pior aconteceu à equipa Fento que numa tentativa para chegar mais longe o Samurai cedeu num apoio de amortecedor (lá resolveram a avaria mas a prova ficou hipotecada).
Após um rápido almoço saímos da neutralização com um segundo computador que brevemente se iria apagar e toca a navegar como nos velhos tempos, "a la carte".
Fruto de uma pequena (grande) invenção, quase que estragávamos a prova da tarde com uma procura desenfreada de um "baixo" que teimámos em marcar mas que o stress não deixava.
Chegámos ao fim a escassos segundos de penalizar.
O atraso na chegada (dentro de tempo) até que valeu a pena pois a organização tinha preparado uma incursão aquática para as equipas mas, tantos foram os "atascansos" anteriores que a meta foi ligeiramente modificada para local mais seco.
Ainda houve tempo para estrear uma imensa zona de barragem (seca) bastante apetitosa para as velocidades e slalons.
O dia acabou com o jantar de confraternização num restaurante típico da zona em Alturas do Barroso onde tudo era bom!
Anunciada no dia seguinte a classificação desta etapa, a nossa equipa ficou-se pelo 6.º lugar com uma amplitude máxima de 2480 metros. Menos mal face ao contratempo do computador mas aquém do espectável.
Mantemos o 5.º lugar da geral mas agora muito mais longe do pódio...
A estratégia das 15 equipas presentes não diferiu muito pelo que houve lugar ao desempate de algumas pela segunda maior amplitude.
Parabéns à equipa PPT Distribuição.

2 comentários:

  1. Dica:
    há que evitar esses conversores, e usar um transformador de 12V ligado ao Isqueiro.
    há uns de 12V para 12V (eepc) e uns de 12 para 14, 16 , 18 , 20V.
    e o conversor para uma emergencia.
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. peço desculpa estar a dar dicas a um Eng. mas eu vendo desses conversores 12v- 220v chineses e a qualidade é mesmmo fraca.

    ResponderExcluir