segunda-feira, 18 de abril de 2011

DESAFIOS DE AMPLITUDE MÁXIMA - 2011 - 2.ª ETAPA


Quando a equipa recebeu as coordenadas do ponto de encontro da 2.ª etapa do DAM 2011 a surpresa foi total, a organização BragAventura havia decidido rumar até Terras de Basto!

A carta militar escolhida foi a n.º 73 - Ribeira de Pena.
Claro que isto de navegar em terras mais ou menos conhecidas incrementa uma responsabilidade acrescida na equipa e pressão é coisa que não falta por estas bandas.

Bem, retomando a prova...
A concentração foi marcada para o restaurante "Cá te Espero" na localidade de Cavez, terra de uma das mais prestigiadas Pistas de Pesca Desportiva do País (e arredores). Alinharam à partida 14 equipas.

Já com o navegador oficial de volta à equipa, a estratégia, como costume, passou pela preparação dos 16 melhores waypoints, face à equidistância de 1200 metros, sabendo de antemão que, para conseguir efectuar todas as maiores cotas, não podia haver quaisquer falhanços.
Como todas as equipas presentes, de manhã (12H00-14H00), atacámos as cotas baixas e efectuámos 7 dos 16 waypoints da prova sem sobressaltos e com tempo de sobra (que tanta falta fez para a parte da tarde).
A Neutralização foi marcada para uma zona de lazer de Cerva, bem aprazível para o almoço e para a preparação da segunda "manga" no ataque à serra.
Saída às 15H00 para 2 horas e 30 minutos de prova, com 9 waypoints para efectuar e com a Chegada no extremo oposto da carta.
Ao fim da primeira hora já havíamos marcado 4 waypoints, o que nem era mau. Os restantes foram acontecendo com mais ou menos dificuldade, embora os dois últimos, um baixo próximo da ponte sobre o Rio Tâmega em Ribeira de Pena tenha demorado mais que o espectável e o último alto a "queimar" a carta já perto do ponto de Chegada.
Entre os altos de Ribeira de Pena e o fim da prova foi "comer quilómetros" e testar a boa forma do Pajero que, mais uma vez, não nos deixou ficar mal.
Chegámos ao fim no último minuto regulamentar e as coisas começavam a compor-se...
Muitas equipas a penalizar dado o grau de dificuldade motivado por uma chegada fora de mão.
O dia terminou com o habitual jantar no mesmo restaurante da concentração onde não faltou bacalhau, vitela e cabrito (houvesse estómago...).

Feitas as contas, a Basto Team OffRoad alcançou o primeiro lugar (ufff), seguida pela Amigos do Monte/MCM Sérgio Pinto Automóveis e o terceiro lugar coube à MasterTT.com/Off Road 4x4.
Após esta segunda etapa demos um pulo para cima e encostámo-nos aos Amigos do Monte no topo do Campeonato.

Para Maio há mais.


Percurso Prova

Classificação 2.ª Etapa


Classificação Campeonato



Nenhum comentário:

Postar um comentário