segunda-feira, 23 de maio de 2011

DESAFIOS DE AMPLITUDE MÁXIMA - 2011 - 3.ª ETAPA


Decorreu no passado sábado, 21 de Maio, mais uma etapa do DAM 2011, a terceira, em terras da Serra da Peneda-Gerês com a carta militar n.º 43 (Terras de Bouro) como pano de fundo.
A equipa Basto Team OffRoad marcou a habitual presença acompanhada de mais 10 equipas.

A concentração foi marcada para o Restaurante "O Vaticano" onde, cada equipa pode delinear a melhor (ou pior) estratégia para atacar mais um desafio de amplitude máxima.

Sem restrições de navegação ou marcação de pontos e com uma equidistância entre pontos de 1100 metros (há-de chagar o dia dos 800...) começámos a estudar a melhor forma de mais pontuar e, começámos mal! A zona mais à direita da carta, por terras próximas da belíssima Vila do Gerês, parecia apetecível pelas cotas mais altas mas o resultado revelou-se amargo...

Bem, concertada a estratégia, zoada a partida lá fomos no ataque matinal aos pontos mais altos e, se o primeiro ainda foi relativamente fácil de fazer, os restantes revelaram-se uma verdadeira dor de cabeça. Ainda hoje procuro onde estão os caminhos marcados na carta militar (ainda que a tracejado) e que supostamente nos levariam aqueles pontos do lado direito da carta. Hum! nem para cabras serviam (e até vi algumas). Ataca pela direita, pela esquerda e vamos embora! Com estas e com outras o tempo foi passando e toca a rumar para a Neutralização com 3 pontos feitos (até nem foram verdadeiramente maus) e com 100 metros de penalização.

Almoço encurtado pela necessidade de redefinir estratégia para a segunda mão, concentrando ao máximo os 13 pontos que faltavam marcar. Grande correria nos esperava e assim foi.

Os 5 mais altos foram feitos mais ou menos e os restantes 8 baixos atacados de forma feroz.
Claro que o tempo começou a escassar e os dois últimos pontos já foram marcados em plena estrada com consciência clara de nova penalização.

De volta ao ponto de Chegada só faltava saber quanto nos iriam "roubar" à amplitude máxima conseguida. Mais 200 metros. A expectativa para o resultado não era optimista.

Face ao enorme andamento nos 164 km (!!!) de prova, o Mitsubishi Pajero ficou empertigado e o mecânico/piloto de serviço conseguiu a façanha de abrir a tampa do radiador nestas circunstâncias. Ficou-lhe o aviso!... Água dentro e está pronto para novas aventuras.
Bom, desta vez não pudemos ficar para jantar e o dia acabou por aqui.

A respeito do ponto de chegada, aproveito para mandar um recado à Organização. Com tantos locais bonitos, que raio de sítio foi aquele para se acabar uma prova no Gerês?

Apresentados os resultados, até que o terceiro lugar veio compor o desagrado pela prova produzida e, desta vez, pela estratégia falhada.

Os parabéns à equipa Alternativa TT-Maiaflor/Filiana pelo primeiro lugar alcançado e aos Amigos do Monte/MCM que teimam em encostar-se a nós, desta vez "por cima".

Para Junho há mais e até lá, boa navegação para todos.

Percurso da Prova







Classificação 3.ª Etapa
Classificação Campeonato DAM 2011


Nenhum comentário:

Postar um comentário