quarta-feira, 17 de novembro de 2010

DESAFIOS DE AMPLITUDE MÁXIMA - 7.ª ETAPA



Decorreu dia 13 de Novembro a última etapa do DAM 2010 por terras de Mondim de Basto. A carta escolhida pela organização foi a n.º 87 (Vilar de Ferreiros).

À concentração apresentaram-se 14 equipas num restaurante típico daquela Vila transmontana.
Claro que a organização teve de fazer das suas para tornar a “coisa” mais difícil. Se a zona de pontos baixos estava relativamente perto da partida/neutralização/chegada, já os melhores altos estavam a km de qualquer uma destas “metas”. Como se isso não bastasse, decidiram dividir equitativamente os períodos de antes e depois da neutralização.

À partida para aprova, por muito hábeis que fossem as estratégias já todos estavam esclarecidos que,  para fazer uma prova aceitável, havia que penalizar.
O tempo também não ajudou, chuva e nevoeiro nas terras altas atrapalharam, e de que maneira, todos os cálculos.

A equipa Basto Team OffRoad, à semelhança de quase todos, atacou os pontos baixos antes da neutralização e até que nem correu mal pese embora apenas termos efectuado 7 dos 8 pontos previstos e termos penalizado 100 metros por um atraso de 19 segundos (essa custou muito).

Após um almoço apressado (obrigado Sr. Diogo) atacámos a tarde sem esperança de grandes feitos pois, só para chegar ao primeiro waypoint passaram mais de 40 minutos, lá nos confins de Bobal.
Chegados às alturas, com poucos acessos e pouca visibilidade, logo confirmámos que não daria para cumprir a estratégia. Atacámos o ponto mais alto para bonificar e depois foi de plano B, marcar o mais alto possível, dentro das zonas permitidas, os mais junto possível. Claro que andámos em cima de muita pedra, muita água e muita lama.
Os dois últimos pontos já foram marcados a caminho da chegada pois o tempo e a luz do dia já não davam para mais.
Chegámos com 7 minutos de atraso e levámos com mais 100 metros de penalização.
Apesar de tudo chegámos com a satisfação de termos feito tudo o que era possível naquelas condições muito difíceis, que este ano, só foram comparáveis à etapa da Peneda Gerês.
Claro que esta etapa fez mossa, das 14 equipas 9 chegaram atrasadas e já era noite cerrada quando a caravana se reuniu por completo.

O dia acabou como de costume no mesmo restaurante da concentração onde houve lugar ao jantar de convívio acompanhado por jogo de futebol na TV entre rivais (só no campo…)

O amigo Paulo Couto não esteve presente (compromissos profissionais lá por trás dos Montes Urais) mas, o certo é que a Internet faz milagres e no dia seguinte lá saiu a classificação da prova.

A equipa Basto Team OffRoad alcançou pela primeira vez o primeiro lugar numa etapa do DAM com uma amplitude máxima de 7007 metros. Com este resultado subimos ao último lugar do pódio do Campeonato totalizando 73 pontos.
O campeonato foi ganho pela equipa DAPE - New Energy que revelou uma consistência e andamento muito regulares ao longo de todas as etapas. Parabéns aos Campeões.

Neste final de campeonato aproveito para agradecer:
- À Organização, nas pessoas do Paulo Couto e do Mário Pinto, pelo profissionalismo que incutiram às provas;
- Aos companheiros pela amizade e ajuda sempre presentes;
- Ao meu navegador Alexandre Campos que se revelou uma agradável surpresa;
- Ao patrocinador CRM – Climatização pois sem a sua ajuda não seria possível a participação;
 -À família pelo apoio;
 -Ao piloto e navegador da equipa Temas e Palavras por me terem deixado ficar à frente… (nem imagino o que teria de ouvir se assim não fosse).


Percurso da Prova


Classificação 


Um comentário:

  1. Parabens pela fantástica regularidade ao longo das 6 provas.
    de salientar que para 2011 haverá bastantes mais candidatos ao titulo, pois todos aprendemos muito este ano.
    Para a organização, gostaria de deixar o recado de que não devem dificultar como o fizeram neste 7º Dam, pois pelos relatos que ouvi, todos tiveram que andar nos limites, o que levanta perigos desnecessários a este tipo de provas.

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