segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

DESAFIOS DE AMPLITUDE MÁXIMA - 2011 - 1.ª ETAPA


Ano novo, vida nova, e a 26 de Fevereiro lá começou mais um campeonato DAM, desta feita pela mão da BragAventura.

A concentração foi marcada para um restaurante em Braga e apresentaram-se à partida 12 formações, algumas pela primeira vez.

A organização escolheu a carta militar de Portugal série M888 n.º 57 - Póvoa de Lanhoso que, à partida, não teria zonas interditas mas, fruto da passagem do Rally Torrié em zonas potencialmente comuns, acabou por ficar condicionada na segunda metade da etapa.

A equipa Basto Team OffRoad fez-se representar pela dupla Nuno Andrade e Sérgio Pimenta, este último, estreante e em substituição do navegador oficial Alexandre Campos, que teve folga para ir andar de mota!...

A estratégia da nossa equipa passou por efectuar todos os altos antes da neutralização a fim de evitar, de tarde, as potenciais zonas interditas à navegação por causa do rally. Os baixos marcados para fora das zonas de conflito e deixados para a segunda parte.

De manhã a prova decorreu sem grandes contratempos e à primeira hora já havíamos marcado 4 altos importantes. Os 3 seguintes marcaram-se com tranquilidade, mas o último deu muito que fazer (acabámos por não marcá-lo), até deu para o navegador arrepiar caminho por uma borda abaixo (podia ter corrido mal). De volta à neutralização não penalizámos por escassos segundos.

A neutralização foi marcada para um parque de lazer de Porto D'Ave, muito aprazível onde deu para comer uma "bucha" e descansar um pouco após 2,5 horas de navegação.

Começámos a segunda parte a atacar um alto que faltou de manhã que rapidamente foi conseguido mas quando nos virámos para os baixos ficámos "entalados" no acesso a uma classificativa do rally e confundidos entre tantos transeuntes que procuravam outro espectáculo. Após alguma paciência lá conseguimos sair da confusão mas aquele ponto foi-se e houve, mais tarde, necessidade de compensa-lo com muitos mais metros...

A partir dali fomos andando, umas vezes certeiros, outras errantes, mas os pontos foram-se fazendo, ou em cima, ou perto do planeado.

Chegámos à meta coincidente com o local da partida sem penalização o que já não é mau quando se aspira a andar nos lugares cimeiros.

Após a entrega de equipamentos e alguns contratempos de “drivers” lá fomos para o merecido jantar no mesmo restaurante da concentração. O repasto não esteve mal e o serviço a condizer.

Claro que o amigo Adolfo bem tentou fazer figura e apresentar os resultados na hora mas não conseguiu. A meu ver, ainda bem, porque cá na terra ainda se usa o ditado “depressa e bem, há pouco quem”.

Mas no dia seguinte lá foram apresentados os resultados. Venceu a equipa WWW.ALL4CAR.PT, seguida pela Amigos do Monte/Motor Clube do Marco, terminando o pódio com a Basto Team OffRoad.

Um pequeno lamento relativo ao reduzido número de participantes.

Para Abril há mais.


Percurso da Prova





Classificação

Nenhum comentário:

Postar um comentário